Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Editorial

Dia da Estréia da 'Ocupação Negra'.
Veronica Luzia, Nanci Rosa Azeredo e Mestre Manoel Dionísio
Foto:  Zezzynho

A Cia Rubens Barbot Teatro de Dança, há muito tempo vem merecendo uma homenagem à sua altura. Completando 21 anos de estrada, de batalha, de bons e maus momentos, entre críticas e elogios, fez e ainda continua fazendo acontecer na produção da arte negra nacional!


No desejo de comemorar seus 21 Anos foi criado o Projeto ‘OcupAção Negra’, que aconteceu durante o mês de maio no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. A Cia sabia o que queria apresentar, ela só não sabia o tamanho do sucesso que esta Ocupação teria.
Foram noites glamorosas com o espetáculo ‘Um Rio, de Janeiro a Janeiro’, tendo a cada dia um público sempre belo, participante e envolvido com a obra tornando realmente MARAVILHOSO todos os dias de sua temporada.
As oficinas ministradas pelos mestres Elísio Pitta, Rubens Barbot e Claudia Ramalho, como dos bailarinos pesquisadores Ulisses Oliveira e Wilson Assis, os quais complementaram incrivelmente o conceito da ocupação tornando acessível á todos, através da gratuidade, o contato com diferentes abordagens de pesquisa em dança negra, pautadas em experiências profícuas e conhecimentos valorosos surgidos de propostas diversificadas de técnicas corporais, compondo assim parte rica do universo da dança contemporânea afrobrasileira.
Tivemos, também como parte do projeto, a exposição ‘Retalhos, Lembrança, Trânsito...’ do artista múltiplo Rubens Barbot com trabalhos de: aplicações em tecido, tapeçaria, confecções, chapelaria e criações em artes plásticas a partir de material reciclado – garfo, molduras de quadro, portas etc.
A exposição ainda contou com obras fotográficas de diferentes profissionais como Wilton Montenegro, Débora Santana, Paulo Santos, M.S. Azevedo, Renan Cepeda e Marian Starosta, os quais ao longo dos 21 anos da Cia registraram importantes momentos de sua trajetória, dando um toque memorial ao projeto.
As palestras de Gatto Larsen e Claudia Ramalho, assim como, os filmes documentários de Allan Ribeiro, deram ao público geral detalhes preciosos sobre o processo de produção, filosofia e identidade de dança impressa e criada pelos artistas Rubens Barbot e seu parceiro Larsen, fundadores do primeiro grupo de dança afrocontemporâneo do país.
Durante a temporada do espetáculo ‘Um Rio’ apresentado pela Cia Rubens Barbot, o artista convidado Elísio Pitta deu aulas de preparação corporal aos bailarinos da companhia, além das oficinas sobre a técnica de Lester Horton, que compunham o projeto.
Dia da Estréia do Projeto 'OcupAção Negra'
Por todas as noites desta temporada podíamos ver Gatto Larsen, organizando alguns detalhes de produção executiva, cenário, contra-regragem, assim como, Barbot, o diretor artístico, cuidando de detalhes de figurino como um botão solto, um ajuste na calça, uma manchinha no paletó. Coisas que só ele sabe fazer, além das exigentes orientações sobre as performances dos bailarinos durante as passagens de cenas antes do espetáculo.
E assim, conseguimos realizar o desejo de comemorar os 21 Anos em grande estilo, já com convite para apresentar o espetáculo novamente no Projeto ‘7 Em Ponto’ no Teatro Carlos Gomes e no projeto AfroReggae, na unidade de Vigário Geral. 
Como a Cia não para, já estão em fase de criação de novos trabalhos e já com propostas para apresentações fora do Rio.
Esta é a Cia Rubens Barbot Teatro de Dança!
                                                                             Veronica Luzia
                                                Web Designer da Companhia Rubens Barbot