Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Ocupação Negra 2012


Elísio Pitta fazendo preparação corporal
da Cia antes do Espetáculo
Durante 21 dias (21 também são os fundamentos de Ogun), tive a honra e o privilégio de participar e testemunhar um fato histórico para a Dança Negra Brasileira, protagonizado pela Companhia Rubens Barbot Teatro de Dança.
Esse acontecimento, que considero uma “tour de force”, contou paralelamente com a temporada do bem sucedido e lindo espetáculo ‘Um Rio de Janeiro a Janeiro’, e várias outras ações: Oficinas de vários estilos de Dança Negra – Sagrada Tradicional (Candomblé), Moderno (Técnica de Lester Horton) e Afrocontemporâneo (Pesquisa de Rubens Barbot), Exposição Fotográfica e de Figurinos, Projeções de Vídeos e Documentários. E, de modo especial, com uma loja contendo suvenires da Companhia (elemento primordial na nossa luta diária em subsistência por meio da comercialização de produtos criados no impulso de sobrevivência e vicissitude). Toda uma ambiência que expressou a essência de uma das grandes companhias de Dança Negra do Brasil.
Aqueles 21 dias foram como encontrar um Oásis no meio deste deserto que tem sido a luta diária dos criadores e das companhias de dança negra por esse Brasil afora.
A comemoração em agradecimento ao final
 da preparação corporal no último
 dia de espetáculo
O.c.u.p.a.ç.õ.e.s.! Acredito ser o caminho para alavancar uma nova era para a Dança Negra através de A.ç.õ.e.s que tragam à luz evidências dos nossos ícones e das nossas manifestações desde há muito tempo relegados à classe dos “Des”... Destituídos, desfavorecidos, desassistidos e muitos outros “des”...
Para mim, após esse evento, tudo será apenas uma questão de tempo, quiçá em breve, para estarmos ocupando, com luta é claro, os nossos lugares de direito por esse Brasil afora!

Salvador, 28 de junho de 2012.

Elisio Pitta e Silva, M.F.A.
Choreographer, Artistic Director
Member of the International Dance Council CID-UNESCO
Director of Centro de Articulação e Referencia em Dança Negra-CARDAN-Brazil