Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Que venham mais 21 anos!!!!

Luiz Monteiro - Coreógrafo da Cia Rubens Barbot
Faltam 12 horas para a última apresentação (dessa temporada de 2012!!!) do espetáculo ‘Um Rio, de janeiro a janeiro’ no Teatro Gonzaguinha, na Praça XI do Rio de Janeiro. Estamos ao lado do Sambódromo e defronte ao Terreirão do Samba, no melhor lugar para se dançar, homenagear e falar do ser carioca.
Nesse instante passa um filme sobre as mudanças pelas quais passamos: nós e o espetáculo!
Quando começamos, em janeiro, a pensar, estruturar e construir o espetáculo a visão era que seriam cinco bailarinos, incluindo o Barbot, que também seria o coreógrafo, alguns técnicos e muitos sonhos. A bailarina era outra, o primeiro bailarino não existia, o coreógrafo era outro, mas o roteiro era o mesmo.
A Claudia entrou, eu assumi as construções coreográficas, o “primeiro bailarino” foi escolhido e o roteiro continuou o mesmo.
Após três meses de preparação corporal, criações e construções vieram mais aulas, ensaios, mudanças, mudanças... Deixando que “a sala de ensaio fosse conduzindo” e nos levando em direção a realização desse novo desejo.
Mesmo ainda faltando 12 horas, posso afirmar que o que era sonho, virou desejo e se tornou a melhor das realidades!
Temporada de três semanas cheias, com pessoas retornando para rever, gargalhar e aplaudir, comprovam que hoje fecharemos com chave de ouro.
Longa vida ao espetáculo!
Que venham novos desafios para os próximos 21 anos!

Luiz Monteiro
Coreógrafo e Bailarino

Domingo, 06 de maio de 2012