Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Para mim a OcupAção...

“É com grande satisfação e sensação de dever por um mercado de arte cada vez mais democrático e diverso, em cores e propostas, que integro o projeto 'OcupAção Negra’. E é com muito prazer que retomo minha ligação como Intérprete, Pesquisadora e Preparadora corporal da Cia Rubens Barbot. Poder observar de perto o Terreiro Contemporâneo dos mestres da Dança Negra brasileira como Rubens BarbotGatto LarsenElísio Pitta Clayde Morgan, não tem preço. E poder desfrutar da parceria e orientações de talentosos artistas e performers como Rubens RochaLuiz MonteiroWilson AssisUlisses OliveiraCarlos Maia e Eder Martins, de fato me renovam como artista de provocações poéticas e de sublimes desejos de reflexão sobre: Que “chão” dança a negra Dança contemporânea Carioca? E sua memória e apoio, a quem interessar possa, é desejo e obrigação de todos em prol da OcupAção de muitos.
Resumindo: "Pesquisar a Companhia para mim é de extrema importância, ser bailarina desta companhia que tem como Título ser a Primeira Companhia de Dança Contemporânea formada por bailarinos Negros não é apenas dançar, é Viver a Dança!" 
Claudia Ramalho - Bailarina e Pesquisadora






“A Ocupação Negra foi de extrema importância....”
Rubens Rocha - Bailarino






“É sempre uma grande satisfação dançar na Cia Rubens Barbot, e ainda mais podendo nesse momento desfrutar da companhia de bailarinos que há tempos atrás fizeram parte da mesma, como Rubens Rocha, Claudia Ramalho e Luiz Monteiro, este agora assumindo a posição de coreógrafo. Tudo isso representa muito pra mim! Sem contar que foi realmente realizador, ter a honra e o luxo de todos os dias sermos preparados por Elísio Pitta, antes do espetáculo.
A produção foi ótima, direção e iluminação divinas. Tivemos profissionais incríveis e uma ocupação inesquecível.”
Wilson Assis - Bailarino




“Integrar a Companhia Rubens Barbot é um despertar. Uma descoberta de caminhos, direções e de um novo corpo, já existente em cada um. Com a Companhia eu cresço a cada encontro, somo alegrias, divido as tristezas e renovo minha felicidade. É prazer, é busca, é ousadia e realização. Participar do Projeto ‘OcupAção’ para mim foi fenomenal. O trabalho de coreografia, músicas, luz...que despertar!!!”
Eder Martins - Bailarino e Ator




“Participar da ‘OcupAção’ e de ‘Um Rio’ foi um presente para mim. Tive a melhor estréia da minha vida, uma temporada vitoriosa. Quando me dei conta que fazia parte de uma Companhia muito importante, pensei: certamente daqui há 10, 20 anos me lembrarei desta época.”
Carlos Maia - Bailarino e Ator