“É com grande satisfação e sensação de dever por um mercado de arte cada vez mais democrático e diverso, em cores e propostas, que integro o projeto 'OcupAção Negra’. E é com muito prazer que retomo minha ligação como Intérprete, Pesquisadora e Preparadora corporal da Cia Rubens Barbot. Poder observar de perto o Terreiro Contemporâneo dos mestres da Dança Negra brasileira como Rubens Barbot, Gatto Larsen, Elísio Pitta e Clayde Morgan, não tem preço. E poder desfrutar da parceria e orientações de talentosos artistas e performers como Rubens Rocha, Luiz Monteiro, Wilson Assis, Ulisses Oliveira, Carlos Maia e Eder Martins, de fato me renovam como artista de provocações poéticas e de sublimes desejos de reflexão sobre: Que “chão” dança a negra Dança contemporânea Carioca? E sua memória e apoio, a quem interessar possa, é desejo e obrigação de todos em prol da OcupAção de muitos.
Resumindo: "Pesquisar a Companhia para mim é de extrema importância, ser bailarina desta companhia que tem como Título ser a Primeira Companhia de Dança Contemporânea formada por bailarinos Negros não é apenas dançar, é Viver a Dança!"
Claudia Ramalho - Bailarina e Pesquisadora
“A Ocupação Negra foi de extrema importância....”
Rubens Rocha - Bailarino
“É sempre uma grande satisfação dançar na Cia Rubens Barbot, e ainda mais podendo nesse momento desfrutar da companhia de bailarinos que há tempos atrás fizeram parte da mesma, como Rubens Rocha, Claudia Ramalho e Luiz Monteiro, este agora assumindo a posição de coreógrafo. Tudo isso representa muito pra mim! Sem contar que foi realmente realizador, ter a honra e o luxo de todos os dias sermos preparados por Elísio Pitta, antes do espetáculo.
A produção foi ótima, direção e iluminação divinas. Tivemos profissionais incríveis e uma ocupação inesquecível.”
Wilson Assis - Bailarino
“Integrar a Companhia Rubens Barbot é um despertar. Uma descoberta de caminhos, direções e de um novo corpo, já existente em cada um. Com a Companhia eu cresço a cada encontro, somo alegrias, divido as tristezas e renovo minha felicidade. É prazer, é busca, é ousadia e realização. Participar do Projeto ‘OcupAção’ para mim foi fenomenal. O trabalho de coreografia, músicas, luz...que despertar!!!”
Eder Martins - Bailarino e Ator
“Participar da ‘OcupAção’ e de ‘Um Rio’ foi um presente para mim. Tive a melhor estréia da minha vida, uma temporada vitoriosa. Quando me dei conta que fazia parte de uma Companhia muito importante, pensei: certamente daqui há 10, 20 anos me lembrarei desta época.”
Carlos Maia - Bailarino e Ator