Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Reciclando com Arte


João Paulo Machado
JOÃO PAULO MACHADO, atuante em projetos sociais desde o ano de 1995, vem contribuindo de modo contundente na diminuição das mazelas na sociedade contemporânea carioca. Com uma arquiteturação de projeto comprometido basicamente em formar artistas profissionais e na inclusão destes no mercado de entretenimento local, vem beneficiando mais de mil jovens, contando apenas com algumas iniciativas e recursos próprios. 
Protagonista e idealizador na área de Artes Cênicas, João, buscou firmar objetivo empenhando-se na transformação do social pelo fortalecimento da IDENTIDADE SOCIAL da CRIANÇA, do JOVEM e da TERCEIRA IDADE oferecendo gratuitamente OFICINAS de ARTES e CULTURA. O Projeto Reciclando com Arte, presente em diferentes comunidades, constitui-se fundamentalmente num trabalho artístico e cultural onde todos atuam de modo voluntário para adquirir experiência no fazer artístico através de diferentes cursos introdutórios em: Dança, Moda, Música, Teatro, Circo, além de participarem de palestras de empreendedorismo, ferramentas vistas como necessárias para um artista entrar no mercado de trabalho ou mesmo produzir seu próprio projeto como empreendedor artístico, reconhecendo suas habilidades e talentos.
Na Escola de M. Sala e P. Bandeira Mestre Dionísio
João respalda o Projeto Reciclando com Arte não somente em desenvolver ou apurar habilidades técnicas, mas, sobretudo, incitar interesse nos participantes, também composto por jovens detentos, em dar continuidade ao aprendizado e abrindo-lhes á novas possibilidades de prestígio e reconhecimento social, que não pela vida do crime.
O projeto como um todo, tanto na sua metodologia pedagógica, como na formação dos jovens vem desempenhando com sucesso conjuntamente respaldado pela Segunda Vara da Infância e Juventude, a capacitação em diversas instituições: infantis, asilos, programas de arrecadação como: MC Donalds, São Martin, Lar São Luiz, Viva Cazuza, Cruz Vermelha, Creche da Beija Flor de Nilópolis, Criança Esperança, Anjos do Asfalto, Dança Sobre Rodas (deficientes de cadeira de rodas), G.R.E.S. União da Ilha do Governador e Segunda Vara da Infância e Juventude, Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Manoel Dionísio.
Atualmente João Paulo constitui, além do projeto Reciclando com Arte que vem estabelecendo uma forte parceria com o Clube dos Democráticos (situado na Rua do Riachuelo/ Lapa - RJ). A Equipe JP Produções trabalha também com Repúblicas (hospedagem) localizadas em alguns bairros da cidade como: Lapa, Ilha do Governador, e em breve, Jacarepaguá (ao lado do PROJAC – Rede Globo). Essas Repúblicas alojam artistas, estudantes, turistas de vários estados e países. E afirma:
Oficina de Palhaço- Espaço João Paulo Machado

“A Arte é uma forma de expressão humana que permite os beneficiários fluir esteticamente do autoconhecimento. Todo profissional tem que ser completo tecnicamente, moralmente e espiritualmente."


Para nós, da Revista Terreiro Contemporâneo, é mais uma história que não pode passar despercebida, pois nos impulsiona á acreditar que podemos, como nos provou tão bem Barak Obama, Luis Inácio Lula e tantos outros.