Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Manoel Dionísio

Manoel Dionísio

MANOEL DOS ANJOS DIONÍSIO, tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (2005), ingressou no carnaval em 1959 desfilando no G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro através da companhia Balé Folclórico Mercedes Batista. No ano de 1982, ainda em meio às obras de construção da Passarela do Samba, Mestre Dionísio, inicia emergencialmente ensino e treinamento intensivo das técnicas do bailado do casal Porta-Bandeira e Mestre-Sala, um ano antes da inauguração do Sambódromo.
Já com experiência na prática de bailarino profissional (1955 a 1970) Mestre Dionísio funda formalmente no dia 17 de Julho de 1990 o ensino formal das técnicas do bailado do Mestre-Sala Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, atendendo às urgentes necessidades dos blocos carnavalescos, já vistas por ele durante sua atuação como assistente técnico de carnaval da RIOTUR (1988 a 1991).
O espaço primeiro de atuação do projeto foi a Federação de Blocos Carnavalescos inicialmente contando com 12 alunos os quais obtiveram excelentes desempenhos nos desfiles oficiais do carnaval de 1991, estimulando a continuidade do projeto. Com a segunda turma, ocorre um aumento de inscritos impossibilitando que as aulas fossem no espaço da Federação. Deste modo, em Agosto do mesmo ano, após diversas solicitações à RIOTUR, concede o Ginásio da Passarela do Samba tornando-se espaço definitivo á realização do projeto institucionalizado no ano de 1994, como SOCIEDADE CULTURAL EDUCATIVA ESCOLA DE MESTRE-SALA, PORTA-BANDEIRA E PORTA-ESTANDEARTE do RIO DE JANEIRO
M. Sala Marquinhos, Mestre Dionísio e a P. Bandeira Andrea
na quadra do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá.
Com 22 anos ininterruptos de atuação, sendo apontada como a mais importante referência da tradição da Dança Nobre do Samba, o projeto atualmente é reconhecido juridicamente por ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCATIVA ESCOLA DE MESTRE-SALA, PORTA-BANDEIRA E PORTA-ESTANDARTE MANOEL DIONÍSIO- RJ, que em função das obras da Passarela do Samba, teve suas atividades transferidas para o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, ocupando um espaço fora das necessidades ideais para seu desenvolvimento, mas que foi concedido com muito carinho no Setor 5 do Sambódromo. O projeto hoje enontra-se sob a responsabilidade de Magda Angélica Martins Dionísio, filha de Manoel Dionísio, e auxiliada pela Secretária Geral Viviane Martins Ramos além de outros profissionais de diversas áreas como psicólogos, coordenador pedagógico, educador físico, merendeira, técnico de som, contador, assessor de imprensa, assistente jurídico, e instrutores, tornando possível deste modo, continuar a construção e preservação de uma história de Amor, Carinho e Dedicação.
Escola Mestre Dionísio
Através do projeto, passaram mais de dois mil casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, entre crianças, jovens, adultos, terceira idade e portadores de necessidades especiais provenientes das mais variadas comunidades do Rio de Janeiro, bem como, de outros estados e países, promovendo de modo direto a cultura e arte brasileira, além de propiciar a inclusão social.


O projeto tornou-se ao longo dos 22 anos, referência nacional e internacional ganhando representações, com diversos núcleos pelo país como: São Paulo (SP). São José dos Campos (SP), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Três Rios (RJ), Campo Grande (MS) e Belém do Pará (PA), este último núcleo atrelado a Universidade Federal de Belém do Pará e a Associação das Escolas de Samba de Belém do Pará.
Viviane Martins (Secretária Geral), 
 Mestre Dionísio (Presidente de Honra) 
e Magda Dionísio (Presidente)
O projeto também estabelece intercâmbio de pesquisa e ensino com universidades e faculdades como: Bacharelado em Dança da UFRJ (BR) e Office for Study Abroa da Universidade de Iowa (EUA) inteirando o sambista como mundo e o universo acadêmico.


Mestre Dionísio e a Equipe da Escola de M. Sala e P. Bandeira


Entretanto a escola até hoje não possui sede própria ou patrocínio ficando a cada ano na eminência de perder o espaço, o que dificulta imensamente a realização de suas atividades. Em 2011 as atividades da escola só foram possíveis porque obteve apoio do IPHAN por meio do Centro Cultural Cartola promovendo alguns eventos, o que foi de suma importância para complementar a doação repassada.
Seus dirigentes propõem firmar um contrato de comodato com a Prefeitura, de forma a assegurar o funcionamento da instituição na Passarela do Samba, por já funcionar nesse espaço desde 1991, por ser um local central, de um peso social, cultural e histórico (O Berço do Samba) da Cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo.

Para nós da Revista Terreiro Contemporâneo, esta é mais uma história que não pode passa desapercebida em nosso tema “ACÃO SOCIAL”.