Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Vamos Relaxar?

     Pensando não só em transmitir conhecimento, curiosidades, cultura, dedicamos a todos vocês, leitores, seguidores, amigos e colaboradores um espaço de lazer. Nele você encontrará dicas de viagens, de hotéis do mais simples ao mais sofisticado, onde comer, o que fazer, como chegar...
Dessa vez vamos para:

LENÇÓIS MARANHENSES
      Considerado um dos destinos mais bonitos do país,os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias. Mas para entrar na reserva, é necessário acompanhamento de um guia credenciado, já para circular pela região, repleta de trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco.
Estas são as únicas maneiras de se chegar às lagoas: Azul, uma imensa piscina que faz jus ao nome; e Bonita, que exige a escalada de uma duna de 40 metros.
Mas vale o Sacrifício!
   
  Conta-se com jipes e barcos que levam aos povoados vizinhos, com atrações menos exploradas. Em
Santo Amaro do Maranhão fica a maior lagoa da região, a da Gaivota. Já Atins, é o acesso mais fácil para a praia de Lençóis, com 70 quilômetros de extensão e completamente deserta. O passeio de barco dura o dia inteiro e segue margeando mangues, buritizais e igarapés.
O roteiro inclui paradas nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis; no farol de Mandacaru - com vista panorâmica -; e em Caburé, para almoço. A viagem prossegue até Atins, foz do rio Preguiças. O tour se encerra com o pôr-do-sol visto da embarcação.
      Na hora do almoço os frutos do mar imperam nos cardápios dos restaurantes ao redor dos Lençóis Maranhenses. Os camarões, sempre fresquíssimos e que ganham a companhia de molhos de frutas típicas, são os destaques - entretanto, muitas vezes têm a atenção dividida com a paisagem que emoldura os estabelecimentos, formada por dunas, mar aberto, lagoas...

      Os restaurantes e bares, cada um com sua particularidade, dá para agradar todos os gostos e bolsos:
ü  PATURI - Rústico e agradável, o restaurante é comandado pelo casal Paturi e Suzana. O destaque é a moqueca de arraia, servida com baião-de-dois, farofa e vinagrete. Guarde espaço para as sobremesas: frutas da região - cupuaçu, açaí e o bacuri - e doces de buriti, caju e leite. Fica na Praia do Caburé, s/n.
ü  BAMBAÊ - O casarão rústico de madeira e palha – com direito a gazebos com espreguiçadeiras no jardim - é um dos mais bonitos restaurantes da região, além de um dos mais badalados por conta dos shows que acontecem nos fins de semana. Instalado na beira do rio Preguiças, tem cais para embarque e desembarque, além de um trampolim. Da cozinha saem pratos que mesclam ingredientes regionais com receitas internacionais como os camarões grelhados ao molho de frutas vermelhas e purê de açafrão. Fica na Estrada de São Domingos (Boa Vista).
ü  CAMARÃO DA LUZIA - Depois de caminhar mais de uma hora pelas dunas de Atins, a barraca da Luzia surge como um oásis no deserto. O famoso camarão, pescado na área, é servido grelhado e acompanhado por arroz, feijão e salada. Depois de se fartar, a pedida é escolher uma das redes da varanda para apreciar o cenário formado por dunas e mar aberto. Fica no Canto do Atins, s/n.
ü  TERRAÇO DO PREGUIÇAS - O espaço funciona em um salão coberto de palha, próximo ao rio Preguiças. Para animar o jantar, há música ao vivo - MPB e forró. Fica na Av. Beira Rio, 307- A.
ü PORTO PREGUIÇAS - Rústico e aconchegante, Porto Preguiças fica na beira da piscina do charmoso resort. Fica na Estrada Carnaubal Velho, s/n.
ü RESTAURANTE DO CARLÃO - Concorrido, o restaurante oferece pratos simples, porém, exóticos - camarões e filés de peixe ao molho de frutas regionais, como caju, açaí e murici. Fica na Rua Coronel Godinho, s/n.
Para chegar à Lençóis Maranhenses:
ü De avião - Monomotores e bimotores partem do aeroporto de São Luís e a viagem dura 50 minutos. Informações: (98) 3244-1511
ü  De carro - A principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, a 260 quilômetros de São Luís. Acesso pela MA-402 (Translitorânea).
ü  De ônibus - A empresa Cisne Branco (98-3243-2847/3245-1233) faz a linha São Luís x Barreirinhas e tem partidas diárias.
Informações Úteis:
DDD 98
Centro de Informações Turísticas - Secretaria de Turismo de Barreirinhas, Av. Joaquim Soeiro de Carvalho, s/n – Centro. Tel.: 3349-1430
Posto do IBAMA - R. Principal s/n – Barreirinhas. Tel.: 3349-1155
Aeroporto de Barreirinhas - Saída para Paulino Neves, Km 1,5. Tel.: 3244-1511
Banco do Brasil
Rodoviária - Av. Brasília, s/n.
Com relação à estadia, os hotéis e pousadas também são bem diversificados com preços acessíveis a todos:


ü Porto Preguiças Resort – Uma excelente opção para quem deseja aproveitar o melhor dos Lençóis Maranhenses. 
Local: Estrada Carnaubal Velho 2 km, Barreirinhas
Classificação de Preço: Superior


ü    Pousada Encantes do Nordeste - A 3,5 km da cidade de Barreirinhas que é porta de Entrada dos Lençóis Maranhenses. Instalada numa área de 3.500 m2 na beira do Rio Preguiças oferece acomodações em chalés independentes para maior privacidade de nossos hóspedes. Todos os chalés possuem ar condicionado, TV, frigobar, varanda privativa, lounge, piscina para adulto e infantil, e restaurante.
A pousada oferece ainda, exclusivamente aos seus hóspedes, pacotes turísticos pela região e traslados para São Luís (MA), Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE). Nossa diária inclui um delicioso café da manhã servido em quiosque construído conforme o estilo regional, coberto de palha e com troncos de carnaúba.
Local: Rua Boa Vista s/n, Barreirinhas
Classificação de Preço: Moderado
Informações e Reservas: (98) 3349-0288 (11) 3331-3434


ü  Resort Lençóis Maranhenses - Concebido e baseado na preservação dos valores ambientais, climáticos e culturais da Região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que se mistura visualmente com os detalhes do artesanato local. Com um ambiente tranquilo, rústico e confortável, o Resort Lençóis Maranhenses é a opção ideal para os amantes do Ecoturismo e para quem busca tranquilidade. Além da beleza para os olhos, oferecemos as delicias da culinária local incrementada com o requinte e sofisticação do sabor internacional que o Emporium Restaurante Resort Lençóis Maranhenses oferece aos seus clientes. Sabores exóticos darão o tempero a sua visita ao único deserto de águas do mundo.
Local: Estrada do Urubu, nº 250, Cruzeiro
Classificação de Preço: Moderado


ü Pousada Sossego do Cantinho – Uma pousada familiar, bem aconchegante, ideal para pessoas que querem descansar, tomar banho nas águas refrescantes e calmas do rio na nossa bela praia privativa, ou simplesmente deitar numa rede e ler um livro, e deixar as crianças correr e brincar. Na diária está incluído um amplo café da manha; com frutas, deliciosos sucos e outros suplementos regionais. O café da manha é servido no próprio restaurante, que só está aberto para os hospedes, onde nós também oferecemos várias opções (peixes, camarão, carnes, pastas) para o jantar.
Local: Cantinho, Barreirinhas
Classificação de Preço: Moderado


ü Pousada Igarapé - Recém-construída, apartamentos amplos e confortáveis, próxima à Beira Rio, feiras de artesanato, restaurantes, lan house e comércio em geral. Buscamos você, se desejar, no aeroporto em São Luís/MA, organizamos seus passeios às dunas (lençóis maranhenses), à praia (Rio Preguiças), sobrevoo ao Parque Nacional dos Lençóis, tudo com os melhores preços.
Local: Rua Coronel Godinho, 320, Centro
Classificação de Preço: Econômico
Informações e Reservas: (98) 9111-0401, (98) 3349-0641


ü  Pousada Araras - Dispõe de apartamentos Duplos, Triplos e Quádruplos com Ar, frigobar, TV, Chuveiro Elétrico e Piscina contando com vista privilegiada para o Rio Preguiças e atendimento personalizado com diárias acessíveis a seus clientes e grupos de turistas. Dispõe de rede de serviços para realizar passeios turísticos de Toyota, Quadriciclo e Lanchas, para as lagoas e praias.
Local: Avenida Joaquim Soeiro Carvalho 75, Centro
Classificação de Preço: Econômico

Adaptações de texto e imagem: Veronica Luzia