Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

CARDAN

Salvador ganha centro de articulações e  referência em dança negra

Salvador ganha nova singularidade a partir do próximo dia 28 de outubro com a implantação do CARDAN - Centro de Articulações e Referência em Dança Negra, na Casa do Benin (no Pelourinho). A iniciativa, segundo seu idealizador, o dançarino e coreógrafo, *Elísio Pitta, “visa dialogar, debater, reativar, e principalmente, promover um resgate de fundamental importância para a cultura negra, tanto na cidade como em âmbito nacional e  internacional”.
 De acordo com Pitta, o CARDAN tem como ponto de partida “a trajetória e o olhar legítimo de seus proponentes que se configuram, concomitantemente, como sujeitos e objetos de uma construção empírica baseada em parâmetros referenciais próprios”.

Ele ressaltou que “os valores a lastrear a iniciativa envolvem a criação de um espaço permanente e especializado de articulação e troca de experiências presenciais, documentação, pesquisa, produção empírica e pedagógica, além de acervo direcionado ao tema Dança Negra”.

Entre seus objetivos, o centro se propõe a criar e manter uma rede de relacionamentos e intercâmbios artístico, profissional e acadêmico, com palestras, cursos e oficinas, além de desenvolver um banco de dados composto por profissionais negros visando disponibilizá-los frente à demanda do mercado de trabalho.
A Casa do Benin, vinculada à Fundação Gregório de Mattos, instituição correspondente à
Casa do Benin
                    Foto Albenisio Fonseca
secretaria cultural da cidade, envolve um complexo de salas, auditório, foyer e restaurante – concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi. O espaço vinha funcionando de forma precária em termos de sua capacidade. Salvador, segundo dados do IBGE, é a maior cidade de população negra  em termos proporcionais e absolutos do país. Some-se a isso o fato de ser, também, a principal cidade negra da diáspora africana e a segunda em população negra do mundo.
Cardan 2011
Elísio Pitta

*Elísio Pitta e Silva, M.F.A.
Coreógrafo, diretor artístiso
Membro do Conselho Internacional de Dança CID-UNESCO
Membro do Cnselho Estadual de Cultura-CEC BAHIA, BRASIL