Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

CHEGADA

Meu nome é Wilson Assis, atualmente sou coreógrafo, bailarino e também produtor da Cia. Rubens Barbot Teatro de Danças. Sobre a minha chegada na Cia., lembro que foi algo muito forte, pois sou de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, chamada Quatis com apenas 15.000 habitantes.  Mas na verdade foi uma aproximação meio que assustadora, porque eu não sabia como seria recebido, apesar de ter sido apresentado á eles pela Ruth Pinheiro madrinha da Cia., ou até mesmo se seria aceito para dançar, o que me era mais importante.
Gatto, diretor da Cia., foi nos contando um pouco da história do grupo, e assim os fui conhecendo. Alguns meses depois, estava eu próximo da estréia do espetáculo Quase uma história, (2006), como convidado para acompanhar o processo de criação e montagem coreográfica, que na época achei muito estranho e confuso, mas que de certa forma, ao mesmo tempo, me agradava muito por saber que estava trabalhando com artistas reconhecidos.
Ao perceber a baita sorte de estar ali, diante daquela importante chance e oportunidade, mergulhei de cabeça no processo, mesmo sabendo que não iria fazer parte daquele espetáculo, mas estava disposto a construir o meu futuro como bailarino e coreógrafo.
No ultimo dia da temporada do espetáculo, locado no Teatro do SESI no centro do Rio onde eu estava na posição de assistente de palco, durante o decorrer da fala da apresentação final, feita pelo Gatto, fui apresentado ao público como novo bailarino da Cia. Rubens Barbot Teatro de Dança, onde fiquei extremamente feliz e emocionado com a surpresa. Daí por diante foram vários espetáculos e performances, me abrindo á horizontes nos quais nunca poderia se quer ter imaginado. Principalmente no modo como enxergava e pensava a dança até então, conseguindo vencer muitas dificuldades que me perturbavam, como dificuldades técnicas as quais venho aprimorando a cada dia, e acho que a “escola” Rubens Barbot influência todos os meus estudos e processos na arte, na profissão e principalmente na minha vida, por estar diretamente vinculado á estudar pessoas reais e seus comportamentos diferenciados. E claro! Aprendi a observar, a sentir e a exprimir emoções, esses momentos de rara beleza e sutileza, como a de um simples olhar.

Gostaria de agradecer ao meu grande mestre Rubens Barbot e ao Gatto Larsen, importantes figuras que contribuíram com meu processo de aprendizado e crescimento. Assim como, também gostaria de agradecer á Luiz Monteiro, Rubens Rocha, Claudia Ramalho, Elisio Pitta, Clyde Morgan, Charles Nelson, Valéria Monã, Rui Moreira, Cobrinha, Zózimo Bulbul, Ruth Pinheiro, aos amigos e familiares, principalmente a minha mãe Dona Chiquita. E claro á todos da Cia. Rubens Barbot Teatro de Danças!

Wilson Assis
Coreógrafo, Bailarino e Produtor