Pesquisar Neste Blog

Total de visualizações de página

DESTAQUE

DESTAQUE
Eros Volúsia (Heros Volúsia Machado- 1914/ 2004) foi uma dançarina brasileira nascida no Rio de Janeiro, aluna de Maria Olenewa na Escola de Bailados do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje Escola Estadual Maria Olenewa. Estreou no Teatro Municipal e pouco depois podia ser considerada a inventora da dança brasileira. As danças místicas dos terreiros, os rituais indígenas, o samba, o frevo, o maxixe, o maracatu e o caboclinho de Pernambuco foram algumas das fontes de pesquisa artística da bailarina. Em uma de suas inúmeras entrevistas dadas à Revista O Cruzeiro, Eros Volúsia sintetizou sua missão artística: "Dei ao Brasil o que o Brasil não tinha, a sua dança clássica!"

PUBLICAÇÕES

...

Editorial

Na sociologia, ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos, e é modificada baseando-se nesses eventos. O termo "ação social" foi introduzido por Max Weber, em sua obra Ensaios de Sociologia (1946) – uma transcrição de seu discurso num congresso na Universidade de Heidelberg.
A cultura está acima da
diferença da condição social 
Todo projeto social surge de uma necessidade, de um problema concreto. Ao elaborar um projeto é necessário estar alerta para as soluções dos problemas, de modo que as idéias sejam transformadas em ações. No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais a clareza dos objetivos, as especificações dos recursos, a declaração dos parceiros, bem como, a analise dos resultados.
Por outro lado, sabemos que planejar projetos sociais, é um processo bastante complexo, porém é verídico que muitos estão em vigor sem se quer contemplar um roteiro básico para apresentação. E é exatamente pelo fato de existir essa complexidade e de não ser uma questão muito fácil de lidar, apesar de surgirem centenas de projetos sociais dia a pós dia que nem se quer saíram do papel, ou melhor, que nem existem em projeto papel e, mesmo assim, agem de má fé se beneficiando de apoios e patrocínios.
Por isso devemos nos orgulhar e parabenizar as pessoas que abraçam projetos sociais como causa e que muitas vezes durante anos levam o seu sonho de projeto nas costas, sem apoio, sem patrocínio e o pior, sem o reconhecimento devido.
Fica aqui a esses GUERREIROS e GUERREIRAS meus parabéns, meu desejo de sucesso e força sempre. E não desanimem nunca!

“Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a FILOSOFIA, a AÇÃO é indispensável.”

Por Verônica Luzia
Editora da Revista Terreiro Contemporâneo

Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Manoel Dionísio

Manoel Dionísio

MANOEL DOS ANJOS DIONÍSIO, tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (2005), ingressou no carnaval em 1959 desfilando no G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro através da companhia Balé Folclórico Mercedes Batista. No ano de 1982, ainda em meio às obras de construção da Passarela do Samba, Mestre Dionísio, inicia emergencialmente ensino e treinamento intensivo das técnicas do bailado do casal Porta-Bandeira e Mestre-Sala, um ano antes da inauguração do Sambódromo.
Já com experiência na prática de bailarino profissional (1955 a 1970) Mestre Dionísio funda formalmente no dia 17 de Julho de 1990 o ensino formal das técnicas do bailado do Mestre-Sala Porta-Bandeira e Porta-Estandarte, atendendo às urgentes necessidades dos blocos carnavalescos, já vistas por ele durante sua atuação como assistente técnico de carnaval da RIOTUR (1988 a 1991).
O espaço primeiro de atuação do projeto foi a Federação de Blocos Carnavalescos inicialmente contando com 12 alunos os quais obtiveram excelentes desempenhos nos desfiles oficiais do carnaval de 1991, estimulando a continuidade do projeto. Com a segunda turma, ocorre um aumento de inscritos impossibilitando que as aulas fossem no espaço da Federação. Deste modo, em Agosto do mesmo ano, após diversas solicitações à RIOTUR, concede o Ginásio da Passarela do Samba tornando-se espaço definitivo á realização do projeto institucionalizado no ano de 1994, como SOCIEDADE CULTURAL EDUCATIVA ESCOLA DE MESTRE-SALA, PORTA-BANDEIRA E PORTA-ESTANDEARTE do RIO DE JANEIRO

Projeto Conjunto PIO XII

Há alguns anos atrás trabalhei com um projeto religioso em parceria com a Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e pela Vida em comunidades carentes. O que me deixava orgulhosa de mim mesma pelo fato de mesmo com pouca idade (16 anos) ser capaz de disponibilizar de tempo e vontade de colaborar para transformar vidas e situações difíceis atravessadas pelo ser humano.
Hoje, mais amadurecida e com uma visão mais apurada sobre o assunto, vejo essas Ações como uma Necessidade Social. Digo isso, porque nossa sociedade necessita de olhares mais atentos e preocupados, principalmente com as crianças, partindo do fundamento EDUCAÇÃO: Social, Ambiental e Cultural, para que assim possamos chegar á SAÚDE, TRABALHO, MORADIA entre outros pontos na arquiteturação de uma sociedade mais justa para com todos seus integrantes.
Se as crianças não instrumentalizadas pela ação do educar hoje em grande parte das questões fundamentais, qual será o futuro delas e nosso?
Na festa das crinças (2011): Glaucio Nascimento; à direita sua Cunhada
  Eliane Alves; à esquerda sua esposa Fábiah Alves; no cetro
 à direita Veronica (eu) e ao meu lado Taiany Ribeiro.
No ano de 2011 quando fui convidada a colaborar com um Trabalho Social, senti-me extremamente honrada, como CIDADÃ por estar fazendo algo construtivo pelo meu Estado, consequentemente pelo meu País. É extremamente gratificante ver que ainda existem pessoas focadas na questão Social. Um trabalho onde o único retorno é o mais simples SORRISO de agradecimento de um adulto ou de uma criança. Acabei me tornando admiradora deste projeto localizado em Botafogo na Rua Álvaro Ramos 511, com fundação no ano de 2000, como Associação Atlética PIO XII.

Reciclando com Arte


João Paulo Machado
JOÃO PAULO MACHADO, atuante em projetos sociais desde o ano de 1995, vem contribuindo de modo contundente na diminuição das mazelas na sociedade contemporânea carioca. Com uma arquiteturação de projeto comprometido basicamente em formar artistas profissionais e na inclusão destes no mercado de entretenimento local, vem beneficiando mais de mil jovens, contando apenas com algumas iniciativas e recursos próprios. 
Protagonista e idealizador na área de Artes Cênicas, João, buscou firmar objetivo empenhando-se na transformação do social pelo fortalecimento da IDENTIDADE SOCIAL da CRIANÇA, do JOVEM e da TERCEIRA IDADE oferecendo gratuitamente OFICINAS de ARTES e CULTURA. O Projeto Reciclando com Arte, presente em diferentes comunidades, constitui-se fundamentalmente num trabalho artístico e cultural onde todos atuam de modo voluntário para adquirir experiência no fazer artístico através de diferentes cursos introdutórios em: Dança, Moda, Música, Teatro, Circo, além de participarem de palestras de empreendedorismo, ferramentas vistas como necessárias para um artista entrar no mercado de trabalho ou mesmo produzir seu próprio projeto como empreendedor artístico, reconhecendo suas habilidades e talentos.